quinta-feira, 31 de março de 2011

Começando a aventura

Há um bom tempo eu venho ensaiando a criação deste blog, e finalmente este dia chegou, mas não sei até quando irá durar.

O blog nasce de um grande desejo de escrever sobre coisas que leio, que penso, que vivo. Uma forma de encorajar, de despertar uma grande vontade de publicar um livro, um dia quem sabe, mas que possa ser um toque inicial.

Mas e por onde eu iria começar? Foi duro encontrar o fio-da-meada, gostaria de escrever coisas sobre muitos assuntos, mas ao mesmo tempo não conseguia ter um foco, mas eis que neste processo de encorajamento eu decidi "vou escrever o que penso, o que estudo autodidaticamente". É aí que no estágio atual de minha vida veio à tona escrever um Blog sobre a Inovação Social, algo que começa a ser tão falado, mas que hoje não está claro para todos o que é. Esta tomada para a ação se inicia ao ver hoje uma matéria publicada na revista Sustentabilidade, cuja reportagem traz em seu título Inovação Social e fala das adoções de programas educacionais, culturais e sustentáveis de uma empresa do setor de seguros. Mas que raios de inovação a reportagem apresenta? Nada mais é do que uma ação social desenvolvida por ONGs, nos mesmos padrões, nos mesmo moldes tradicionais. Pior ainda, na reportagem em nenhum momento cita que o voluntariado corporativo e outras práticas, estão trazendo para a empresa uma nova madeira de enxergar a sociedade, de desenvolver negócios para e com a sociedade.

Pois é meus amigos, creio que há uma série de equívocos cometidos por aí, aliás, mais uma série como muitos que colocam as embalagens da Responsabilidade Social Corporativa, da Sustentabilidade, da Inovação e tantos, mas que na verdade não modificam realidades, padrões, comportamentos em absolutamente nada.

Enfim, espero encontrar tempo para postar coisas pelo menos uma vez ao mês sobre estes assuntos.

Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Luis,

    Parabéns pela iniciativa!!! Vc vai adorar ter a obrigatoriedade de escrita e principalmente poder compartilhar suas reflexões sobre temas que vc aprecia e vem trabalhando. Certamente, seus posts vão inspirar outras pessoas e promover o repensar, criando uma grande rede.
    Abraços,

    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lívia, espero poder me disciplinar com o meu tempo para escrever.
    Abraços
    Luis

    ResponderExcluir
  3. O que vejo são utilizaçoes marqueteiras dos termos como Responsabilidade Social, Inovaçao, Sustentabilidade, etc. Nada mais! Os programas apoiados por corporaçoes seguem os mesmos moldes de nao mudar efetivamente nada na cabeça e nas oportunidades reais dos cidadaos. O interssante é que continuem donos do capital e que a populaçao continuem cultivando-os. São raras pessoas como vc, que envolvido no mercado, ainda acredita, foca e insiste em mudanças significativas. As vezes acho que escolhi o caminho mais difícil, mas a arte me motiva pois continua me transformando.
    Me dói assistir discursos cênicos, apontando diretamente para a raíz do problema, porém estruturados por um dinheiro sujo. Me parece impossível sair deste ciclo!
    Parabéns pelo blog. Acho que vou fuçar mto por aqui! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Priscila, vale lembrar de que estas embalagens não são feitas somente por empresas, pelo dinheiro, mas conheço milhares de ONGs que fazem o mesmo, embalam conceitos sociais para vender melhor projetos para empresas, outras vezes lutam pelo Poder-Sobre e não o Poder-Para.

    ResponderExcluir